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Gestão de Clínicas – Módulo 3 – APRENDENDO A NEGOCIAR DE FORMA EFETIVA COM AS OPERADORAS DE SAÚDE

R$2.709,00

Em nosso segmento, os processos são extremamente complexos e possuem variações por operadora, por médico, por unidade de atendimento entre outros. Esse excesso de variáveis atrelado à necessidade de mantermos a produtividade para reduzirmos custos torna-se vital automatizar tudo que for possível.

A solução ideal e definitiva é o investimento em automatização, utilizando a tecnologia da informação em todas as áreas das clínicas para reduzir a necessidade de grandes quadros de funcionários, reduzindo a quantidade de erros operacionais e, consequentemente, aumentando a satisfação dos beneficiários e a rentabilidade da clínica.

Reforçando essa necessidade, o padrão TISS 3.02, que está em sua terceira versão, finalmente traz soluções para problemas estruturais das clínicas relacionados à elegibilidade do paciente e autorização dos procedimentos, demonstrativos de pagamento e glosas possíveis de serem conciliadas e recurso de glosas via sistema.

28 Vagas disponíveis

Descrição

100% ONLINE

Aulas ao vivo nos dias 10, 17 e 24 de maio às 19:30

Objetivo

As oportunidades de negociação com as operadoras de saúde vão muito além do que simplesmente o reajuste anual obrigatório pela Lei 13.003/14, regulados pelas RNs 363, 364 e 365.

Devido os exames de Radiologia e Diagnóstico por Imagem possuírem valores mais altos e maior frequência que as outras modalidades, as operadoras de saúde têm focado nos últimos 20 anos formas de pagar menos por estes exames.

Para reverter esta situação, precisamos entender quais foram estas reduções de valores e qual estratégia de negociação devemos tomar para cada situação, sendo que esta estratégia poderá variar por assunto e tamanho da fonte pagadora que estamos negociando.

Neste módulo ensinaremos de forma prática como negociar de forma efetiva com as operadoras de saúde e alcançar melhores resultados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Estrutura da Área Comercial

  • Desafio das Negociações Comerciais
  • Informações para Direcionar uma Estratégia de Negociação
  • Perfil do Negociador da Clínica
  • Critérios para Condução de uma Negociação
  • Fluxo da Formalização Contratual com Operadoras

Legislação do Seguimento

  • Tabelas de Procedimentos Médicos na Saúde Suplementar
  • Conhecendo as Regulações da ANS (RN 503, RN 512, RN 365)
  • Principais Vedações e Exigências
  • CASE – Analisando Contratos de Algumas Fontes Pagadoras
  • Levantando as Não Conformidades dos Contratos da Clínica

Organização e Digitalização dos Contratos

  • Organização das Informações Comerciais
  • Importância do Serviço de “Nuvem” para Armazenamento de Dados
  • Sugestões de Estruturação e Organização dos Documentos

 

Informações de Mercado (ANS, IBGE, CNES)

  • Vidas IBGE Versus ANS – Taxa de Cobertura
  • Quantidade de Equipamentos (CNES) por Vida ANS
  • Analisando a Evolução de Vidas e Sinistralidade de Operadora
  • Entendendo as Principais Informações dos Concorrentes
  • üAnalisando o Shopping de Preços do Concorrente
Revisão das Principais Negociações

  • Levantamento das Particularidades das Negociações
  • Entendimento de Proposta e Negociação
  • Análise dos Itens de Negociados:
    • Modalidades e Planos Credenciados
    • Regras Praticadas: Escalonamento/Doppler/Angios/Densitometria
  • Analisando o Potencial da Operadora na Região e o Share na Clínica

Planejamento Comercial

  • Importância da Prática da Aplicação de Reajuste
  • Analisando a Composição do Índice de Preço Médio da Operadora
  • Definição de Estratégias Comerciais
  • Importância da Análise do Impacto Financeiro

Suporte as Negociações Comerciais

  • Oportunidades de Negociações:
    • Materiais e Medicamentos
    • Desconto Escalonado
    • Regras de Cobranças
  • Estratégias de Negociações para Novos Procedimentos

Ferramenta de Priorização de Agendamento

  • Entendimento da Ferramenta
  • Importância e Benefícios do Uso da Ferramenta
  • Principais Regras de Exceção
  • Monitoramento da Gestão no Agendamento

*Para informações de desconto e outras formas de pagamento, entre em contato por abcdi@cbr.org.br